O saneamento básico é um forte aliado no enfrentamento a pandemia do coronavírus. Tendo consciência da importância desses serviços, O SAAE continua trabalhando diariamente, realizando a manutenção e expansão das redes de distribuição de água e coletora de esgoto em Oeiras. A exemplo da implementação da rede de esgoto no trecho final da Avenida Abdias Neves, bairro Jureminha. Já finalizada, a obra garante mais saúde para a vida dos moradores.
Oeiras desponta como exemplo em saneamento de qualidade, através do trabalho e das obras realizadas pelo SAAE, que já beneficiaram 486 famílias com a rede coletora de esgoto. A equipe já implementou mais de 3.000 metros de rede de esgotamento sanitário, proporcionando mais saúde a população oeirense.
A inexistência da rede coletora de esgoto compromete a saúde pública, o bem estar social e degrada o meio ambiente. A rede existe para afastar a possibilidade de contato de despejos, esgoto e dejetos humanos com a população, águas de abastecimento, vetores de doenças e alimentos.
O sistema de coleta de esgoto também ajuda a reduzir despesas com o tratamento tanto da água destinado ao abastecimento, além de ser um fator importante no combate a doenças provocadas pelo contato humano com o esgoto.